sexta-feira, 4 de maio de 2012

Paraíba perde um dos grandes nomes das Artes Plásticas

"Seu Batista" trabalhando em escultura no prédio do CUCA-CG

     A cultura campinense ficou mais pobre! Faleceu ontem, 03, aos 64 anos de idade o escultor, pintor e mestre da cultura popular José Batista dos Santos Filho, ou simplesmente Seu Batista, como era conhecido pelos amigos. O sepultamento acontecerá hoje, 04, às 12hs, no Cemitério do Monte Santo.

    Filho de José Batista dos Santos e Nely Menezes dos Santos, JOSÉ BATISTA DOS SANTOS FILHO nasceu em 11 de setembro de 1947 no então distrito de Santa Luzia/PB, Junco do Seridó. Foi agricultor e até garimpeiro, e em alguns momentos praticava desenho e pintura; começou a desenhar com 6 anos de idade e a pintar com 17 anos.Viveu em Junco do Seridó durante toda sua infância e boa parte da juventude, quando mudou-se definitivamente para Campina Grande/PB.
    Mesmo não tendo feito nenhum curso ou estudado em escola de artes, desenvolveu um estilo próprio de pintar e de esculpir. As obras de “Seu Batista” eram impossíveis de enquadrar em uma única escola de arte. Como ele mesmo definiu, em entrevista ao extinto Diário da Borborema, em 09 de janeiro de 1983, tem traços “que pende para o clássico”, para o “ moderno” e o “ surrealismo”.